Positivo Casa Inteligente exemplifica como os produtos de smart home podem ajudar na rotina com crianças

Dispositivos inteligentes com foco em segurança, monitoramento e conforto são aliados dos pais no cuidado diário dos pequenos

Deixar a casa segura e confortável para as crianças é uma grande preocupação dos pais, que costumam buscar soluções criativas e práticas para adaptar os cômodos para os pequenos. Nesse processo, a tecnologia pode ser uma grande aliada, especialmente os produtos inteligentes, já que a automação residencial permite que qualquer ambiente seja monitorado em tempo real e que os pais criem rotinas para ajudar a definir limites aos seus filhos José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente, listou cinco exemplos de como utilizar os smart devices para um dia a dia mais tranquilo com as crianças.

Câmeras inteligentes como babás eletrônicas

As câmeras inteligentes Wi-Fi são ótimas opções para serem utilizadas como babás eletrônicas. Os dispositivos são fáceis de instalar e podem ser posicionados diretamente no berço ou na cama do bebê. Há opções de produtos, como a Smart Câmera Bot Wi-Fi 2ª Geração, da Positivo Casa Inteligente, que também têm áudio bidirecional para melhor comunicação entre quem está perto da câmera de segurança e quem está monitorando com o celular. Além disso, outros recursos, como sensores infravermelho (para filmar no escuro) e de movimentação (para iniciar uma gravação), podem dar ainda mais sossego aos pais durante a noite toda.

“Por serem câmeras Wi-Fi, elas monitoram em tempo real e as imagens podem ser vistas diretamente do smartphone, de qualquer lugar. Também podem detectar movimentos e gerar notificações em tempo real para aqueles que estão cuidando da criança, além de permitir que o usuário mude a direção em 360º de forma remota”, esclarece Tobias.

Uso de produtos de segurança

Sistemas de alarmes e sensores inteligentes ajudam a cuidar de crianças no dia a dia porque podem detectar a presença delas em cômodos onde não deveriam estar e até mesmo alertar sobre a abertura de janelas e armários. Esses equipamentos estão presentes no Kit Casa Segura, da Positivo Casa Inteligente, que conta com uma smart central, um controle remoto e sensores de movimento e de abertura.

“Esses dispositivos sinalizam para os pais ou cuidadores que a criança passou por um local específico e podem até mesmo notificar a abertura de um armário de produtos de limpeza, por exemplo. Isso aumenta a segurança dos pequenos e a tranquilidade de quem está cuidando deles”, conta Tobias.

Plug inteligente para colocar limites no uso de eletrônicos

Para controlar o uso excessivo de produtos eletrônicos, como videogames ou computadores, os pais podem conectar esses equipamentos ao Smart Plug, cuja função principal é automatizar, ligar e desligar equipamentos não-inteligentes. Isso faz com que essas máquinas fiquem ligadas e disponíveis somente em horários previamente combinado entre pais e filhos.

“É possível, inclusive, acompanhar o uso dos equipamentos em tempo real e até mesmo o consumo de energia”, explica Tobias.

Criação de rotinas com lâmpadas

Independentemente da fase em que a criança está é fundamental colocá-la em uma rotina, com horários, deveres e responsabilidades. Na hora do sono, por exemplo, programar as lâmpadas para acenderem e apagarem pode ajudar nesse sentido.

“Os pais podem integrar as lâmpadas inteligentes com assistentes de voz, como Alexa ou Google Assistente, e, por exemplo, definir comandos para que ao dizer ‘boa noite’ todas as luzes se apaguem. Além disso, podem definir um horário para que essa ação aconteça automaticamente. O grande benefício de uma casa conectada é simplificar a rotina dos seus moradores para que possam ter tempo, foco e energia para cuidar do que realmente importa e para se dedicar às pessoas e atividades que mais amam”, explica o responsável pela Positivo Casa Inteligente.

Assistentes de voz para contar histórias

As assistentes de voz também podem ser acionadas para facilitar a rotina com os filhos e até mesmo entretê-los. É possível, por exemplo, pedir que os dispositivos contem histórias ou toquem músicas calmas na hora de dormir, auxiliando no relaxamento da criança. Já nos momentos de diversão, as assistentes podem ajudar com brincadeiras, jogos e playlists que fazem sucesso com os pequenos.

Para mais informações sobre a Positivo Casa Inteligente e seus produtos, acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.