Tutoriais

Regularizar CPF pela internet? Veja o passo a passo

Desde que o governo começou o cadastro para receber o Auxílio Emergencial, várias pessoas tiveram problemas com o cadastro do CPF. Alguns estavam suspensos e outros com irregularidade no cadastro.

Para ajudar os trabalhadores a ficarem em casa devido a pandemia do COVID-19, a Receita Federal está fazendo esse procedimento através do seu site. Confira o que fazer para regularizar seu documento:

https://youtu.be/qu-nTHT6UAA

Ainda não conseguiu regularizar o CPF?

Se nenhum dos procedimentos do vídeo acima deu certo, a Receita afirma que o atendimento deverá ser feito por e-mail.

Será necessário enviar uma solicitação de serviço, o e-mail varia de acordo com o estado que você reside:

É necessário enviar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação – Para maiores de 16 anos: RG atualizado. Se o RG não estiver atualizado, anexar também a Certidão de Casamento ou Nascimento. Para menores de 16 anos: RG ou Certidão de Nascimento do menor e RG do responsável (pai, mãe ou tutor ou guardião judicial). Na hipótese de representação por tutor ou guardião, anexar também o respectivo termo de tutela/guarda;
  • Título de eleitor (facultativo);
  • Comprovante de endereço;
  • Protocolo de atendimento fornecido pela entidade conveniada (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica) ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet (para pedidos de Alteração ou Regularização não conclusivos iniciados no site da Receita Federal) caso possuir;
  • Selfie do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível.

A resposta ao pedido será enviada pela Receita Federal por email. Se for aprovado, a pessoa receberá a confirmação da alteração. Se não for possível a regularização por email, o cidadão receberá orientações para comparecer a uma das unidades da Receita Federal.

De acordo com a Receita, há unidades com as atividades suspensas por conta do coronavírus, mas é possível verificar os horários de atendimento das que estão funcionando nesse site: http://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento/unidades-de-atendimento

Alan Leocadio

Apaixonado por Games e tecnologia, está desde de Fevereiro de 2016 criando conteúdo em texto e em vídeo de forma simples e descomplicada.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desabilite o Adblock e volte a ler o site normalmente.