Aliexpress promete entrega em até 30 dias
Maior site global de compras internacionais, AliExpress melhora conexão logística do Brasil com vendedores de todo o mundo, amplia benefícios como pagamento parcelado e frete grátis, e assegura troca e devoluções de compras diretamente com parceiro nacional.
A plataforma de comércio eletrônico AliExpress, que pertence ao Grupo Alibaba, ampliou para três voos fretados semanais a conexão do Brasil com vendedores da China. Os voos exclusivos, viabilizados pela empresa de logística Cainiao, do mesmo grupo, agora permitem que os pedidos feitos sejam entregues em 30 dias.
Por ser um marketplace, os produtos comercializados no serviço frequentemente são vendidos por lojas diferentes, que podem optar por enviar as encomendas individualmente a seus clientes. A plataforma do grupo Alibaba, no entanto, desenvolveu uma tecnologia de consolidação de pedidos chamada “AliExpress Direct”. Este recurso possibilita reconhecer todos os pedidos feitos em diferentes lojas do AliExpress e reuni-los em uma única remessa, o que reduz o custo final de entrega. A redução de custos gerada pela inteligência logística do AliExpress Direct permite que este serviço, disponível para 10 milhões de itens na plataforma, assegure entrega gratuita para o consumidor final em pedidos a partir de US$15. Antes, o valor mínimo para obter frete gratuito na plataforma era de US$30.
No Brasil, o serviço de e-commerce adaptou-se também ao hábito de compras dos consumidores locais, permitindo que cartões de crédito emitidos localmente dividissem as vendas em até seis parcelas sem juros. Desde março, quando passou a estar disponível para pedidos a partir de US$10, o parcelamento tornou-se a forma de pagamento que mais cresce entre consumidores do AliExpress.
“O Brasil está entre os cinco maiores mercados do AliExpress em todo o mundo e estas mudanças não só melhoraram a experiência de compra dos brasileiros, como se refletiram em alta de 40% nas vendas de diversas categorias de produtos relacionados ao dia a dia, ao longo deste ano”, afirma Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil.
Atendimento em português e devolução gratuita no Brasil
Dúvidas sobre a entrega, devolução, pagamentos e qualidade dos produtos já podem ser esclarecidas em uma central de atendimento, por chat, com representantes que têm o português como língua nativa. Nos casos em que o consumidor desejar devolver um item comprado na plataforma, já é possível fazê-lo, sem custos, enviando-o a um endereço no Brasil. O prazo para devoluções é de 15 dias após a recepção de uma encomenda e o comprador receberá o reembolso integral para itens que, no momento da compra, exibiam o ícone “Free Return”.