Cientistas brasileiras de expressão mundial encerram Projeto EstroGênias com live no Dia Internacional da Mulher

Bárbara Cruvinel Santiago, Duília de Mello e Marcia Barbosa irão compartilhar experiências inspiradoras, incentivar mais meninas a ingressarem no mundo da Ciência e mostrar a importância da escola na cultura de aprendizado em STEM

Desenvolvido pela área de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia, projeto EstroGênias começou no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/2), com educadores e influenciadoras mostrando como é simples e possível criar com a placa de programação micro:bit

Bárbara Cruvinel Santiago, estudante de Ph.D. em física, pesquisadora em astrofísica e bolsista da Nasa, Duília de Mello, astrofísica extragaláctica, professora, escritora e colaboradora da NASA, e Marcia Barbosa, pesquisadora e professora apontada pela ONU como uma das mulheres que mudaram o mundo, se encontram em uma live para compartilhar suas histórias e experiências, falar sobre as oportunidades de carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, e mostrar a importância das escolas na cultura de aprendizado em STEM e no papel fundamental que exercem para despertar o interesse dos alunos, em especial das meninas. O encontro encerra o Projeto EstroGênias, criado pela Tecnologia Educacional para inspirar e incentivar mais meninas a participarem da construção de um mundo melhor e mais inovador e serem cada vez mais protagonistas nas áreas da pesquisa, ciência, programação, robótica e tecnologia. A live começa às 15h30, para participar basta se inscrever na página do Projeto EstroGênias, e após evento todos os inscritos receberão material exclusivo.

O EstroGênias começou em 11 de fevereiro, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, com educadores e influenciadoras mostrando como é simples e possível criar com a placa de programação micro:bit. Segundo Luís Furtado, gerente de Produto de Tecnologia Educacional, aprender programação e robótica é fundamental para atender as demandas de um mundo cada vez mais digital e conectado, e as meninas podem e devem ter os mesmos incentivos.

Estamos encerrando o projeto com cientistas brasileiras que estão deixando sua marca na Ciência e esperamos inspirar mais meninas a se envolverem e se desenvolverem nas áreas das ciências, exatas e tecnologias“, completa.

Duília de Melo é vice-reitora de Estratégias Globais e professora titular de física da Universidade Católica de Washington DC. Colabora com a NASA Goddard Space Flight Center há 18 anos. Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais e pela Universidade do Alabama, doutora pela Universidade de São Paulo, descobriu em 1997 uma estrela que explodiu, a supernova 1997D no Chile e foi trabalhar com o telescópio espacial Hubble nos EUA.

Bárbara Cruvinel Santiago faz doutorado em física na Columbia University estudando instrumentação astronômica sob uma bolsa da NASA, e desde a faculdade também trabalha com grupos que apoiam mulheres e minorias nas ciências. Bárbara descobriu seu gosto por física na adolescência, representando o Brasil e sendo premiada no Torneio Internacional de Jovens Físicos. Se formou em física em Yale University e em seguida trabalhou por um ano no laboratório que ganhou o prêmio Nobel em 2017 no MIT.

Marcia Barbosa é professora titular de física da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Em 2020, foi considerada pela ONU Mulheres uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência e eleita pela Revista Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. Também foi vencedora do prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e do prêmio Claudia em Ciência.

O bate-papo com as três brasileiras que estão deixando sua marca na Ciência e no mundo acontece dia 8 de março, às 15h30 e para participar é preciso se inscrever previamente aqui.

Mais informações sobre Tecnologia Educacional estão no site da unidade da Positivo Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *