NotíciasSlider

Motorola lista dicas para realizar o descarte correto de eletroeletrônicos

Companhia é membro da Green Eletron, entidade sem fins lucrativos para a logística reversa de aparelhos eletroeletrônicos, que promove o movimento de conscientização Eletrônico não É Lixo

É comum que as pessoas não saibam como descartar eletroeletrônicos e acabam depositando-os no lixo reciclável comum ou no orgânico, o que pode prejudicar o meio ambiente, a saúde humana e representa um grande desperdício de materiais. Quando descartados corretamente, podem ser desmontados, separados por material, reciclados e utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos, prática já adotada pela Motorola por meio de ações de logística reversa. A empresa já recolheu milhares de toneladas de materiais para descarte ambientalmente correto no Brasil, incluindo celulares, baterias, acessórios e outros componentes eletroeletrônicos. 

A Motorola realiza programas de coleta e descarte há mais de 20 anos em todo o Brasil e é uma das cem empresas-membro da Green Eletron, gestora sem fins lucrativos para logística reversa. A entidade garante coleta, transporte, desmontagem e reciclagem dos produtos descartados pelos consumidores, transformando seus materiais em novas matérias-primas para a indústria, além de reportar às autoridades o cumprimento das metas assumidas. 

De acordo com a Universidade das Nações Unidas, estima-se que, só no Brasil, sejam gerados mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, e menos de 3% desse total é reciclado. Por isso, a Green Eletron promove o movimento Eletrônico Não É Lixo, para a conscientização da população sobre o assunto.

Para amplificar essa ação, a Motorola selecionou alguns passos e dicas simples de como descartar de forma adequada os eletrônicos que não serão mais utilizados:

  • Dispositivos eletrônicos e seus acessórios não devem ser jogados no lixo comum, muito menos queimados.
  • Remova chips e cartões de memória do aparelho e, se necessário, desabilite o smartphone na sua operadora.
  • Remova e apague todos os dados pessoais guardados no produto.
  • Desligue o aparelho antes de descartá-lo.
  • Procure um ponto de coleta mais próximo de sua casa pelo site da https://www.greeneletron.org.br/eletronicos ou quaisquer das lojas físicas e assistências técnicas da Motorola.
  • Para descarte por empresas, entre em contato com [email protected].

A Motorola ainda compõe o rol de empresas que, em outubro de 2019, assinaram o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos. O documento define metas para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, na questão da quantidade de pontos de entrega voluntários (PEVs) instalados; do número de cidades contempladas; e do percentual de aparelhos eletroeletrônicos a serem coletados e destinados corretamente.

Alan Leocadio

Apaixonado por Games e tecnologia, está desde de Fevereiro de 2016 criando conteúdo em texto e em vídeo de forma simples e descomplicada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desabilite o Adblock e volte a ler o site normalmente.