No Mês da Consciência Negra, Museu Catavento apresenta atividades educativas que reforçam presença afro na ciência
Com ampla programação, o Museu Catavento realiza palestras, oficinas e ações que convidam à reflexão sobre a Consciência Negra

Durante o mês de novembro, o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove uma série de ações em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data inspira um mês inteiro de intercâmbio cultural, intervenções artísticas e debates sobre a presença negra no espaço museal e na produção científica.
Com atividades voltadas tanto ao público visitante quanto a profissionais da área cultural, a programação do Catavento celebra as raízes e a potência preta na ciência, nas artes e na educação. Além das oficinas abertas aos frequentadores do museu, a agenda inclui encontros formativos voltados a especialistas, como museólogos, produtores culturais e bibliotecários, reforçando o compromisso institucional com práticas museológicas antirracistas.
Entre as atividades formativas, destacam-se a oficina sobre conservação preventiva e cuidados com acervos etnológicos afro-brasileiros, e o videocast “Negritude presente nos museus”, com a historiadora e museóloga Suzy Santos, que discute representatividade negra em espaços expositivos.
A programação de novembro também conta com participações especiais e representativas, como o artista Wil Oliveira e Sinara Rúbia, diretora do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), do Rio de Janeiro.
Destaques da programação
- Oficina de Adinkras – Atividade educativa aberta ao público que apresenta o legado dos povos de Gana por meio da criação de moldes Adinkras, padrões muito utilizados na serralheria brasileira como herança africana. (Aos finais de semana de novembro, às 10h e às 14h)
- Brasil Negreiro: imaginário em liberdade – Intervenção artística de Wil Oliveira inspirada no poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, que propõe reflexões sobre o período da escravidão no Brasil. (11 de novembro, às 9h45)
- Despertando Futuros Cientistas – Oficina do projeto Pretinhos na Ciência, voltada a grupos escolares, que apresentará cientistas negros a partir das seções do Museu Catavento. (De 20 a 23 de novembro, às 11h e às 15h)
A proposta combina ações que ampliam o alcance do diálogo e reforçam o papel do Museu Catavento como espaço central na promoção de práticas antirracistas dentro e fora do campo museológico.
A Organização Social Catavento Cultural e Educacional, responsável pela gestão do museu, é detentora do Selo de Igualdade Racial, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Com 42% de profissionais autodeclarados pretos ou pardos, o Catavento conquistou o selo em 2022, 2023 e 2024, reafirmando o compromisso com diversidade e pluralidade em sua equipe e em suas ações.
Programação completa – Mês da Consciência Negra no Museu Catavento
- Oficina de Adinkras: Atividade educativa que apresenta o legado dos povos de Gana por meio da criação de moldes Adinkras, padrões muito utilizados na serralheria brasileira como herança africana. Atividade voltada ao público visitante.
De 8 a 23 de novembro, aos finais de semana, às 10h e às 14h. - Boas Práticas Antirracistas : Painéis sobre práticas e desafios de ações antirracistas em museus, com profissionais do campo museológico.
Dia 11 de novembro, a partir das 9h. - Brasil Negreiro: imaginário em liberdade: Intervenção artística de Wil Oliveira, inspirada no poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, que propõe reflexões sobre o período da escravidão no Brasil. Atividade aberta ao público visitante.
Dia 11 de novembro, às 9h45. - Oficina de Acervos Etnológicos Afro-Brasileiros: Formação sobre conservação preventiva e cuidados com acervos afro-brasileiros.
Dia 12 de novembro, às 9h. - Boas Práticas Antirracistas: Palestra ministrada por Sinara Rúbia, diretora do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), do Rio de Janeiro. Atividade formativa destinada a profissionais da área e convidados.
Dia 18 de novembro, às 9h. - Negritude Presente nos Museus: Videocast com a historiadora e museóloga Suzy Santos, com debate sobre representatividade negra e práticas antirracistas em espaços museológicos.. Dia 20 de novembro, às 9h.
Despertando Futuros Cientistas: Oficina do projeto Pretinhos na Ciência, que apresenta cientistas negros a partir das seções do Museu Catavento.
Atividade voltada ao público visitante.
De 20 a 23 de novembro, às 11h e às 15h.
Serviço
Mês da Consciência Negra no Museu Catavento
Período: de 04/11/2025 a 28/11/2025.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Entrada: R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia-entrada) | Entrada gratuita às terças-feiras e no primeiro domingo do mês (patrocínio Shell).
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Pq. Dom Pedro II, Centro, São Paulo – SP
Redes sociais do Museu Catavento
Facebook: Catavento Cultural | Instagram: @museucatavento | X: @museucatavento
Youtube: Catavento Cultural | Spotify: Museu Catavento | TikTok: @museucatavento



