GamesSlider

Diversidade e inclusão nos games

CCBC debate experiências do Brasil e Canadá com o mercado de games para promover a diversidade e a inclusão na indústria. Análises do setor apontam que o Brasil é o maior em receitas de jogos da América Latina e o 12º do mundo. País deve arrecadar cerca de US$ 2,3 bilhões em 2021 com o segmento

Considerando a lucratividade global do setor, a indústria de jogos já é a maior no segmento de entretenimento no mundo, de acordo com relatório da SuperData com dados de 2019. Levando em consideração a expressividade desse mercado que movimenta bilhões e as projeções de futuro, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), cumpre seu papel de estimular as relações comerciais entre os dois países em todos os setores de desenvolvimento das nações, inclusive no de games, e para isso, realiza no dia 7 de julho de 2021, às 15h30, um webinar para quem quer saber mais sobre este cenário, com foco nas experiências brasileiras e canadenses. Além do potencial de negócios dessa indústria, o evento vai explorar como ela vem se posicionando em relação à diversidade e o que vem fazendo para ser um universo mais inclusivo.

Só no Brasil, o segmento de lucrar cerca de US$ 2,3 bilhões (equivalente a cerca de R$ 12 bilhões), o que representará um aumento de 5,1% na arrecadação anual, segundo aponta pesquisa divulgada em 2021 e realizada pela Newzoo – empresa de análises sobre jogos e levantamentos referentes ao setor. Já o Canadá, segundo pesquisa da The ESA Canada 2019, mantem 692 estúdios ativos de games e registrou crescimento do setor equivalente a 16% nos últimos dois anos. Estima-se que são 48 mil profissionais dessa indústria, sendo mais de 27 mil trabalhando diretamente com o desenvolvimento de jogos, um mercado de trabalho majoritariamente masculinos, apesar de que já há uma quantidade até que expressiva de mulheres (18% dos desenvolvedores de jogos são mulheres, segundo dados da Women in Games International). Alinhado a isso, a Abragames – Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, diz que o Brasil está entre as indústrias emergentes e com maior potencial, e que entre os líderes de mercado está o Canadá.

Avaliando os números das pesquisas de mercado, considerando sua notória importância para o desenvolvimento econômico/ social e acompanhando as projeções apresentadas por especialistas, torna-se fundamentalmente relevante discutir a diversidade e a inclusão dentro da indústria e sua representatividade nos produtos finais que entrega. Portanto, organizamos uma webinar para ensinar e aprender a partir das experiências do Brasil e do Canadá com o segmento”, explica Paulo de Castro Reis, diretor de relações institucionais e negócios da CCBC.

Representatividade no conteúdo dos jogos

Embora já existam algumas personagens femininas em jogos, como“Lara Croft” – personagem fictícia e a protagonista da série de videojogos Tomb Raider da Square Enix, ainda é baixo o volume de lançamentos “fora do padrão tradicional”. No entanto, o E3a maior feira de jogos do mundo que aconteceu on-line em junho deste ano, revelou que muitas empresas do segmento já entendem a importância da diversidade também presente no conteúdo. Por isso, jogos como, “Assassin’s Creed Origins”- com personagens diferenciados – estão entre os exemplos mais recentes das mudanças de cultura e postura desta indústria.“É preciso entender como é o posicionamento do setor em relação à diversidade, haja visto que, vem avançando nesse quesito, mas ainda há muito o que se fazer, por exemplo, em relação às mulheres que jogam”, opina Paulo.

Participam do encontro “Diversidade e inclusão na indústria de games: experiências do Brasil e Canadá”: Angela Mejia, diretora de estúdio na CleverPlays; Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames; Carolina G. Prado, gerente de comunicações para o Brasil e Canadá na Intel; Raphaelle Lapierre, coordenadora do Comitê de Diversidade e Inclusão, e, Celso Azevedo, coordenador do Comitê de tecnologia, ambos da CCBC.

O evento é on-line e gratuito e acontece via plataforma Zoom, mediante inscrição prévia realizada no link do evento. Há opção de participar do webinar e ainda contribuir com uma causa social de distribuições de alimentos básicos e itens de higiene às famílias em situação de vulnerabilidade social. As cestas básicas serão distribuídas por meio da parceria da CCBC com a Central Única de Favelas – CUFA SP.

Mais informações estão disponíveis no site da CCBC e nas redes sociais Facebook, Instagram e LikedIn.

Alan Leocadio

Apaixonado por Games e tecnologia, está desde de Fevereiro de 2016 criando conteúdo em texto e em vídeo de forma simples e descomplicada.

Artigos relacionados

80 Comentários

  1. gambling taxes australia, new zealandn original slot online free and no deposit pictures inside of a casino (Shawnee) bonus usa august 2021, or live online roulette united states

  2. is internet poker legal in australia, new united states based onine casino and
    free online united kingdom casino, or best
    online casino australia zodiac

    my web blog: ios real money blackjack (Bettie)

  3. best way to win up to 500 free spins (Hwa) united kingdom roulette,
    casino online uk paypal and free online poker united states,
    or united statesn online no deposit pokies

  4. Woah! I’m really loving the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s
    difficult to get that “perfect balance” between superb usability and
    visual appearance. I must say you’ve done a awesome job with
    this. Also, the blog loads very fast for me on Internet explorer.

    Outstanding Blog!

    my homepage :: famous gambling cheaters; Kirk,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desabilite o Adblock e volte a ler o site normalmente.